top of page
Search
mocdidiskewipen

Baixe a fonte de runas anglo-saxãs grátis, e escreva com os antigos símbolos germânicos



Download grátis da fonte Anglo-Saxon Rune: como obter a escrita antiga no seu computador




Você ama história, idiomas e mistérios? Você é fascinado pelos antigos símbolos e scripts usados por nossos ancestrais? Em caso afirmativo, você pode estar interessado em aprender mais sobre as runas anglo-saxônicas, o alfabeto usado pelos primeiros ingleses e frísios do século 5 ao 11. Neste artigo, contaremos tudo o que você precisa saber sobre as runas anglo-saxônicas, incluindo sua história, significado, uso e exemplos. Também mostraremos como encontrar e baixar fontes rúnicas anglo-saxônicas gratuitas on-line, para que você possa usá-las em seu computador para seus projetos pessoais ou profissionais. Se você deseja criar um logotipo exclusivo, um slogan cativante, uma bela tatuagem ou um jogo divertido, as runas anglo-saxônicas podem adicionar um toque de magia e mistério ao seu design. Continue lendo para descobrir como obter o script antigo em seu computador em algumas etapas fáceis.




anglo saxon rune font free download



O que são runas anglo-saxônicas e por que são interessantes?




As runas anglo-saxônicas são um conjunto de caracteres que foram usados como alfabeto pelos primeiros anglo-saxões, que eram as tribos germânicas que se estabeleceram na Grã-Bretanha após a retirada romana. Os caracteres também são conhecidos como futhorc (ᚠᚢᚦᚩᚱᚳ), a partir dos valores sonoros das seis primeiras letras. O futhorc foi derivado do Elder Futhark, que era a forma mais antiga de alfabeto rúnico usado pelos povos germânicos. No entanto, o futhorc adicionou algumas novas letras para representar sons que não estavam presentes no Elder Futhark, como /æ/, /y/, /w/, /ð/, /ŋ/, /dʒ/. O futhorc tinha entre 26 e 33 letras, dependendo do período e região.


A história e origem do alfabeto futhorc




A origem exata do futhorc não é clara, mas existem duas teorias principais. Uma teoria sugere que foi desenvolvido na Frísia, uma região costeira no noroeste da Europa que agora faz parte da Holanda e da Alemanha.De lá, foi trazido para a Grã-Bretanha pelos anglos, saxões, jutos e frísios que migraram pelo Mar do Norte. Outra teoria propõe que foi desenvolvido na Grã-Bretanha adaptando o Elder Futhark que já estava em uso por alguns grupos germânicos. De lá, foi exportado de volta para a Frísia por comércio ou contato. Ambas as teorias têm algumas evidências para apoiá-las, mas são necessárias mais descobertas arqueológicas para confirmá-las.


O uso e significado das runas em Old English e Old Frisian




O futhorc foi usado para escrever O futhorc foi usado para escrever o inglês antigo e o frísio antigo, as línguas faladas pelos anglo-saxões e pelos frísios, respectivamente. As runas tinham significados fonéticos e simbólicos, pois cada letra representava um som, bem como um conceito ou um objeto. Por exemplo, a runa ᚠ (f) representava /f/ e também "riqueza" ou "gado". As runas eram freqüentemente usadas para inscrições em objetos como moedas, joias, armas, pedras e madeira. Eles também foram usados para escrever manuscritos, como poemas, encantos, enigmas e calendários. As runas tinham um significado mágico e religioso, pois acreditava-se que tinham o poder de afetar o mundo e o destino das pessoas que as usavam. As runas também eram usadas para adivinhação e adivinhação, lançando sortes ou sorteando-as aleatoriamente.


Os exemplos e características das inscrições e manuscritos rúnicos




Existem mais de 400 inscrições rúnicas sobreviventes da Inglaterra anglo-saxônica e da Frísia, datadas do século V ao XI. Alguns dos exemplos mais famosos são:


  • The Franks Casket, uma caixa de madeira decorada com cenas da mitologia e história germânica, com legendas rúnicas em inglês antigo e latim.



  • A Ruthwell Cross, um monumento de pedra com imagens esculpidas e poemas rúnicos em inglês antigo e latim.



  • The Staffordshire Hoard, uma coleção de objetos de ouro e prata com inscrições rúnicas em alguns deles.



  • O manuscrito Cotton Otho B.x, um fragmento de um poema sobre a Batalha de Maldon, escrito em runas.



As inscrições e manuscritos rúnicos têm algumas características distintas que os tornam diferentes de outras escritas alfabéticas. Algumas dessas características são:


  • As runas são escritas da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, às vezes alternando dentro da mesma inscrição.



  • As runas geralmente são escritas sem espaços entre as palavras ou sinais de pontuação.



  • As runas às vezes são escritas com ligaduras, onde duas ou mais letras são unidas para formar um único caractere.



  • As runas às vezes são escritas com variantes, onde a mesma letra pode ter formas ou formatos diferentes dependendo do contexto ou do estilo.



  • As runas às vezes são escritas com símbolos enigmáticos ou secretos, como pontos, cruzes ou runas de ligação, onde duas ou mais letras são sobrepostas para formar um novo símbolo.



Como encontrar e baixar fontes de runas anglo-saxônicas gratuitas online?




Se você quiser usar runas anglo-saxônicas em seu computador, precisará encontrar e baixar uma fonte que as suporte. Uma fonte é um conjunto de caracteres com design e estilo específicos. Existem muitos sites que oferecem fontes gratuitas para uso pessoal e comercial, mas nem todos possuem fontes rúnicas anglo-saxônicas. Aqui estão algumas dicas sobre como encontrar e baixar fontes de runas anglo-saxônicas gratuitas online:


As fontes e sites que oferecem fontes gratuitas para uso pessoal e comercial


Uma das melhores fontes de fontes rúnicas anglo-saxônicas gratuitas é o FontSpace, um site que oferece milhares de fontes para vários fins e estilos. FontSpace tem uma categoria dedicada a fontes de runas anglo-saxônicas, onde você pode encontrar e baixar fontes baseadas no alfabeto futhorc. Algumas das fontes também são inspiradas no Senhor dos Anéis, um romance de fantasia de J.R.R. Tolkien que apresenta runas e outros scripts antigos. Você pode navegar pelas fontes por popularidade, data, nome ou designer e pode visualizá-las antes de fazer o download. Você também pode ler os comentários e críticas de outros usuários e ver quantos downloads e curtidas cada fonte tem.Todas as fontes do FontSpace são gratuitas para uso pessoal e algumas delas também são gratuitas para uso comercial. No entanto, você deve sempre verificar a licença e os termos de uso de cada fonte antes de usá-la em seus projetos.


Os tipos e estilos das fontes disponíveis, como regular, negrito, itálico, etc.




As fontes rúnicas anglo-saxônicas no FontSpace têm diferentes tipos e estilos, dependendo do design e das características de cada fonte. Alguns dos tipos e estilos são:


  • Regular: São as fontes básicas e padrão que possuem um design simples e claro. Eles são fáceis de ler e usar e são adequados para a maioria dos projetos. Um exemplo de fonte regular é Anglo-Saxon Runes de Dan Smith's Fantasy Fonts.



  • Bold: São as fontes que possuem um design mais grosso e pesado. Eles são usados para enfatizar ou destacar certas palavras ou frases e são adequados para títulos, cabeçalhos ou logotipos. Um exemplo de fonte em negrito é Modraniht Runic de David Kerkhoff.



  • Itálico: São as fontes que possuem um desenho inclinado e curvo. Eles são usados para indicar ênfase, contraste ou humor e são adequados para citações, legendas ou poemas. Um exemplo de fonte em itálico é Anglo Saxon Rune Italic de David Kerkhoff.



  • Dingbat: São as fontes que possuem símbolos ou ícones ao invés de letras. Eles são usados para adicionar interesse visual ou decoração aos seus projetos e são adequados para bordas, balas ou ornamentos. Um exemplo de fonte dingbat é AngloSaxon Runes-1 de Dan Smith's Fantasy Fonts.



. As dicas e precauções para escolher e baixar fontes de forma segura e legal




Embora o download de fontes gratuitas on-line possa ser divertido e fácil, existem algumas dicas e precauções que você deve seguir para garantir que está escolhendo e baixando fontes de forma segura e legal. Algumas dessas dicas e precauções são:


  • Verifique sempre a licença e os termos de uso de cada fonte antes de baixá-la e utilizá-la.Algumas fontes podem ter restrições ou condições para uso pessoal ou comercial, como exigir atribuição, permissão ou pagamento. Você deve respeitar os direitos e desejos dos designers e criadores de fontes e evitar quaisquer problemas ou disputas legais.



  • Sempre baixe fontes de sites respeitáveis e confiáveis, como o FontSpace, que possuem uma coleção grande e diversificada de fontes e que possuem uma política clara e transparente para upload e compartilhamento de fontes. Você deve evitar sites que tenham conteúdo suspeito ou mal-intencionado, como vírus, malware ou spam.



  • Sempre verifique e teste as fontes antes de instalá-las e usá-las em seu computador. Algumas fontes podem conter erros ou bugs que podem afetar a qualidade ou o desempenho de seus projetos, ou que podem danificar seu computador ou software. Você deve usar um programa antivírus confiável e uma ferramenta gerenciadora de fontes para verificar e testar as fontes antes de instalá-las.



Como instalar e usar fontes rúnicas anglo-saxônicas em seu computador?




Depois de encontrar e baixar as fontes de runas anglo-saxônicas de que você gosta, você precisará instalá-las e usá-las em seu computador. O processo de instalação e uso de fontes pode variar dependendo do sistema operacional e do software que você está usando, mas aqui estão algumas etapas e instruções gerais que você pode seguir:


As etapas e instruções para instalar fontes no Windows e Mac OS




Para usuários do Windows:


  • Localize o arquivo de fonte que você baixou, que geralmente tem uma extensão .zip, .ttf ou .otf.



  • Extraia o arquivo de fonte da pasta .zip, se necessário, clicando com o botão direito do mouse e selecionando "Extrair tudo".



  • Clique com o botão direito do mouse no arquivo da fonte e selecione "Instalar" para instalá-lo em seu computador. Como alternativa, você pode copiar e colar o arquivo da fonte na pasta Fontes do Painel de controle.



  • Reinicie o computador ou o software para ativar a fonte.



Para usuários do Mac OS:


  • Localize o arquivo de fonte que você baixou, que geralmente tem uma extensão .zip, .ttf ou .otf.



  • Extraia o arquivo de fonte da pasta .zip, se necessário, clicando duas vezes nele.



  • Clique duas vezes no arquivo de fonte para abri-lo no Font Book, um aplicativo de gerenciamento de fontes.



  • Clique em "Install Font" para instalá-lo em seu computador.



  • Reinicie o computador ou o software para ativar a fonte.



As formas e ferramentas para digitar e escrever com runas em seus documentos e projetos


Depois de instalar as fontes de runas anglo-saxônicas em seu computador, você pode usá-las para digitar e escrever com runas em seus documentos e projetos. Existem diferentes formas e ferramentas que você pode usar para fazer isso, dependendo do software e do formato que você está usando. Aqui estão alguns exemplos de como digitar e escrever com runas em seu computador:


  • Para usuários do Microsoft Word: Você pode usar o recurso Inserir símbolo para inserir runas em seu documento. Para fazer isso, vá para a guia Inserir, clique em Símbolo e selecione Mais símbolos. Uma caixa de diálogo aparecerá, onde você pode escolher a fonte que deseja usar, como Anglo-Saxon Runes de Dan Smith's Fantasy Fonts. Você pode então percorrer a lista de símbolos e selecionar a runa que deseja inserir. Você também pode usar o atalho de teclado Alt+X para alternar entre a runa e sua letra latina correspondente.



  • Para usuários do Google Docs: você pode usar o recurso de caracteres especiais para inserir runas em seu documento. Para fazer isso, vá ao menu Inserir, clique em Caracteres especiais e selecione Símbolo. Uma caixa de diálogo aparecerá, onde você pode escolher a fonte que deseja usar, como Anglo Saxon Rune Italic de David Kerkhoff. Você pode então percorrer a lista de símbolos e selecionar a runa que deseja inserir. Você também pode usar a caixa de pesquisa para encontrar a runa por seu nome ou valor de som.



  • Para usuários do Adobe Photoshop: Você pode usar a ferramenta Texto para criar uma camada de texto com runas em sua imagem.Para fazer isso, selecione a ferramenta Texto na barra de ferramentas, clique na imagem onde deseja adicionar o texto e escolha a fonte que deseja usar, como Modraniht Runic de David Kerkhoff. Você pode então digitar ou colar o texto que deseja converter em runas. Você também pode usar o painel Caractere para ajustar o tamanho, a cor, o espaçamento e o alinhamento do texto.



Os benefícios e desafios do uso de runas para fins criativos e educacionais




Usar runas anglo-saxônicas em seu computador pode trazer muitos benefícios e desafios para seus propósitos criativos e educacionais. Alguns desses benefícios e desafios são:


  • Benefícios: O uso de runas pode tornar seus projetos mais exclusivos, atraentes e memoráveis. As runas também podem ajudá-lo a aprender mais sobre a história, a cultura e a língua dos anglo-saxões e dos frísios. As runas também podem estimular sua imaginação e criatividade, pois você pode explorar diferentes formas de se expressar com símbolos.



  • Desafios: Usar runas também pode ser difícil, confuso e demorado. As runas podem ser difíceis de ler e escrever, especialmente se você não estiver familiarizado com seus valores sonoros e significados. As runas também podem ter diferentes variantes e interpretações, dependendo da fonte e do contexto. As runas também podem exigir fontes e softwares especiais que podem não ser compatíveis ou não estar disponíveis em seu computador ou dispositivo.



Conclusão




Em conclusão, as runas anglo-saxônicas são uma escrita antiga e fascinante que foi usada pelos primeiros povos ingleses e frísios do século V ao século XI. Eles têm uma rica história, significado, uso e exemplos que os tornam interessantes para quem ama história, idiomas e mistérios. Se quiser usar runas anglo-saxônicas em seu computador, você pode encontrar e baixar fontes gratuitas online em sites como o FontSpace, onde você pode escolher entre diferentes tipos e estilos de fontes. Você pode então instalá-los e usá-los em seu computador com vários softwares e ferramentas, como Microsoft Word, Google Docs ou Adobe Photoshop.No entanto, você também deve estar ciente das dicas e precauções para escolher e baixar fontes de forma segura e legal, bem como os benefícios e desafios do uso de runas para fins criativos e educacionais. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender mais sobre as runas anglo-saxônicas e como obtê-las em seu computador. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para deixá-los abaixo.


perguntas frequentes




Qual é a diferença entre runas anglo-saxônicas e Elder Futhark?




Runas anglo-saxônicas e Elder Futhark são formas de alfabetos rúnicos que foram usados por diferentes povos germânicos em diferentes períodos de tempo. Elder Futhark é a forma mais antiga de alfabeto rúnico que foi usado do século 2 ao 8 por várias tribos germânicas em toda a Europa. Possui 24 letras que são divididas em três grupos de oito chamados aetts. As runas anglo-saxônicas são uma forma posterior de alfabeto rúnico que foi usado do século 5 ao 11 pelos anglo-saxões e frísios na Grã-Bretanha e na Frísia. Tem entre 26 e 33 letras que são derivadas do Elder Futhark, mas com algumas adições e modificações para representar novos sons e conceitos.


Como pronuncio as runas anglo-saxônicas?




As runas anglo-saxônicas têm diferentes valores sonoros dependendo da letra e da posição na palavra. No entanto, aqui estão algumas orientações gerais sobre como pronunciá-los:


Runa


Nome


Som


Exemplo



feoh


/f/


peixe



você


/u/ ou /y/


colocar ou fofo



Espinho


/θ/ ou /ð/


magro ou então



os


/o/ ou /ɔ/


vá ou vi



rad


/r/


vermelho



cen


/k/ ou /tʃ/ ou /dʒ/


gato ou chat ou juiz



gyfu


/g/ ou /j/


obter ou ainda



wynn


/c/


ganhar



haegl


/h/


chapéu



NYD


/n/ ou /ŋ/


nove ou cantar



é


/i/ ou /j/


isso ou sim



ger


/j/ ou /dʒ/ ou /g/ ou /k/ ou /x/ ou /ɣ/ ou /ʝ/ ou /ç/ ou /ɕ/ ou /ʃ/ ou /ʒ/ (dependendo do dialeto)


ano ou engrenagem ou go ou rei ou loch ou ghee ou bocejo ou matiz ou brilho ou sapato ou medida (dependendo do dialeto)




eoh


/e/ ou /ɛ/ ou /ɪ/ ou /i/ ou /j/ (dependendo do dialeto)


acabar ou dormir ou morder ou comer ou sim (dependendo do dialeto)



peord


/p/


caneta



eolh


/z/ ou /s/ ou /x/ ou /ks/ (dependendo do dialeto)


zoológico ou ver ou lago ou machado (dependendo do dialeto)



sigel


/s/


sol



tiw


/t/


dez



beorc


/b/


urso




Eh


/e/ ou /ɛ/ ou /æ/ (dependendo do dialeto)


ovo ou cama ou gato (dependendo do dialeto)



homem


/m/


homem



lagu


/eu/


lago



ing


/ŋ/ ou /iŋ/ ou /ɪŋ/ (dependendo do dialeto)


cantar ou rei ou coisa (dependendo do dialeto)



ethel


/o/ ou /ɔ/ ou /ɒ/ (dependendo do dialeto)


vá ou serra ou quente (dependendo do dialeto)



daeg


/d/


dia




ac


/a/ ou /ɑ/ ou /æ/ (dependendo do dialeto)


at ou pai ou gato (dependendo do dialeto)



aesc


/æ/ ou /a/ ou /ɑ/ (dependendo do dialeto)


cinzas ou at ou pai (dependendo do dialeto)



ano


/y/ ou /i/ ou /ɪ/ (dependendo do dialeto)


fofo ou isso ou pouco (dependendo do dialeto)



eu ou


/j/ ou /i/ ou /ɪ/ (dependendo do dialeto)


sim ou isso ou pouco (dependendo do dialeto)



orelha


/ɛ/ ou /e/ ou /æ/ (dependendo do dialeto)


cama ou ovo ou gato (dependendo do dialeto)



cweorth


/kw/ ou /kʷ/ (dependendo do dialeto)


rainha ou rápido (dependendo do dialeto)




calcular


/k/ ou /tʃ/ ou /dʒ/ (dependendo do dialeto)


gato ou chat ou juiz (dependendo do dialeto)



stan


/s/ ou /st/ (dependendo do dialeto)


sol ou pedra (dependendo do dialeto)



gar


/g/ ou /j/ (dependendo do dialeto)


obter ou ainda (dependendo do dialeto)


Onde posso aprender mais sobre runas e cultura anglo-saxônica?




Se você quiser aprender mais sobre runas e cultura anglo-saxônica, existem muitos recursos e sites que você pode usar para expandir seus conhecimentos e habilidades. Alguns desses recursos e sites são:


  • O Museu Britânico, um museu que possui uma coleção de artefatos e inscrições anglo-saxônicas, além de artigos e vídeos on-line sobre a história e a cultura anglo-saxônicas.



  • The Rune Project, um projeto que visa criar um banco de dados de todas as inscrições rúnicas da Inglaterra, Escócia e País de Gales.



  • The Anglo-Saxon Rune Poem, um poema que descreve o significado e o simbolismo de cada runa em inglês antigo.



  • The Anglo-Saxon Chronicle, um registro histórico dos eventos e reis da Inglaterra anglo-saxônica do século IX ao XII.



  • O Beowulf, um poema épico que conta a história do herói Beowulf e suas batalhas com monstros e dragões nos tempos anglo-saxões.



  • The Old English Translator, um site que permite traduzir palavras e frases do inglês moderno para o inglês antigo e vice-versa.



  • The Runic Keyboard, um site que permite digitar e escrever com runas online.




0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page